top of page
Buscar
Foto do escritorDavi Mathielo

A independência financeira do youtuber é realmente para você?

Atualizado: 15 de nov. de 2020


Se tornou comum vermos em posts de redes sociais e em outras partes da internet aquelas pessoas que dizem ter alcançado a independência financeira. Mas será que essas pessoas realmente a alcançaram? Será que o padrão de independência financeira dessas pessoas seria replicável à sua vida? E, mais do que isso tudo, você realmente sabe o que é a independência financeira na realidade?


Pela expansão da internet, não é raro aparecer alguém querendo demonstrar seu case de sucesso com uma receita de bolo pronta para ser vendida para você. Eu recomendo sinceramente que você corra desse tipo de pessoa. Os padrões de independência financeira podem variar de pessoa para pessoa e não há um formato certo ou errado de se chegar a ela, e nesses cases apresentados, o que geralmente podemos ver é alguém querendo alcançar algum montante financeiro em cima do seu sacrifício.


Sempre que alguém se apresentar como independente financeiramente, se questione, sobre como é o padrão de vida dessa pessoa e sobre como é o seu, quais serão os custos dela? Eles são similares aos seus? Essa autocritica te ajuda a por o pé no chão, já que a independência financeira ocorre quando uma pessoa tem um conjunto de ativos que apresentam rendimentos suficientes para cobrir o custo de vida pessoal, ou seja, se você tem um patrimônio de 1 milhão de reais, com isso te rendendo mensalmente um valor de 2 mil reais e, seu custo de vida também é de 2 mil reais, você alcançou a independência financeira. Perceba que, o que manda na independência financeira não o valor recebido mensalmente, mas sim o conjunto deste com o seu custo de vida.


Mas atenção, se você passa a consumir o patrimônio que mantém a rentabilidade, você põe sua independência financeiro, ou a formação dela, em risco, isto porque ao reduzir o seu patrimônio, possivelmente você reduzirá sua rentabilidade mensal, que em consequência deixará de cobrir o seu custo. Por isso, a independência financeira também não é garantida pelo quanto de dinheiro você tem aplicado, ou quantos imóveis você possui. Entender isso garante que, ao alcançar este estágio de vida, você saiba agir conforme as regras a fim de se manter ou evoluir a partir dali, e não retroceder ao ponto de que tenha dependência de outras fontes de renda.


Perceba que, por este fatores, uma pessoa que chega num vídeo de YouTube e fala que alcançou a independência financeira aos 20 e tantos anos, pode ter um estilo de vida muito diferente do seu, e por isso, para ele alcançar este marco foi mais simples, ou mais complexo do que será para você. Se você, assim como eu, tem família e filhos, provavelmente deveria saber que o seu custo de vida mensal é diferente do de um jovem que tem poucas obrigações financeiras, ou talvez não, talvez você tenha estas obrigações mas não tenha pagar um aluguel ou um parcelamento de imóvel. Existem diversas variáveis que impactam diretamente no alcance desse objetivo.


Então, da próxima vez que você assistir ou ouvir alguém falando que alcançou este patamar de vida, por mais novo que seja, não entre em desespero, cada pessoa tem um padrão de vida diferente. Mas tenha em mente que, você precisa fazer algo para garantir esse padrão, e é esse movimento que te levará a essa realização.

 

Se você está precisando de ajuda para organizar sua vida financeira, ou até mesmo para traçar objetivos futuros como o de independência financeira, entre em contato comigo!!

8 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page