top of page
Buscar
Foto do escritorDavi Mathielo

Cuidado com o Efeito Diderot nesta Black Friday


Mais uma Black Friday se aproxima e sei que muitas pessoas estão bem ansiosas para ir às compras, e não é pra menos né? A depender do produto, essa definitivamente é a época para adquiri-lo, porém, temos que tomar alguns cuidados nesses momentos, já que as lojas não perdoam quando o assunto é estratégia de vendas, podendo te levar ao consumo desnecessário por conta de efeitos psicológicos.


O Efeito Diderot


Um desses efeitos está intimamente relacionado à uma "necessidade" que surge a partir de uma compra. É, isso mesmo, você compra um sofá e logo quer comprar uma TV e um hack novo, ou compra um livro e descobre que precisa de uma estante, dentre tantas outras possibilidades. Isto é o chamado Efeito Diderot.


Este efeito psicológico remete ao filósofo francês, Denis Diderot, co-fundador e escritor da Encyclopédie, que após passar uma vida de pobreza, foi contemplado pela imperadora da Rússica, Catarina, com a quantia de 1000 libras após a venda de sua biblioteca a ela. Em posse desta quantia, que era enorme para a época, Diderot resolve comprar um manto escarlate, que apesar de deslumbrante, não combinava com nada de sua humilde residência. Pensando em harmonizar as coisas, Denis, inicia um ciclo de compras e trocas de móveis e tapetes que sempre levavam a mais compras de forma reativa às anteriores, gerando um ciclo de consumo.


Assumindo o Controle nas Compras

Sabendo que nossas mentes podem nos pregar peças e criar necessidades antes inexistentes, é importante que você, enquanto consumidor busque se antecipar. Essa antecipação pode ser feita por meio de buscas e planejamento de compras com antecedência, garantindo que você prepare e limite os gastos que terá, além de garantir que não irá pagar mais por algo que vale menos. Também é importante ter em mente o objetivo da compra. Ter isso claro em sua mente, pode te ajudar a evitar criar novas necessidades, como a compra de um suporte de controles de videogame enquanto compra o seu Playstation 5.


Outras formas de assumir o controle são:


Elimine gatilhos - Muitas dessas compras reativas podem ocorrer por conta de hábitos já formados, por isso, se você não quer gastar nada nessa Black Friday, sua melhor opção é eliminar os gatilhos que podem te levar as compras. Então, cancele sua assinatura de e-mail em todas as lojas que se lembrar e se possível evite as redes sociais a partir de quinta.


Mantenha o padrão - Um gatilho mental que pode te levar a ficar preso no Efeito Diderot é realizar compras de coisas fora do padrão que já tem hoje. Se você precisa comprar um sofá novo, busque um que harmonize com o resto da sua sala, se vai comprar uma roupa nova, dê uma olhada no guarda-roupa antes pra saber se aquele estilo está de acordo com todo o resto e por ai vai. Se você segue o padrão, você reduz as chances de depois você querer outras coisas por conta de uma necessidade criada.


Comprou, doou! Essa pode parecer uma dica boba, mas se você define uma regra em que a cada compra que você faça, você terá de fazer uma doação de algo, você provavelmente pensará muito bem antes da nova compra. Então, se vai comprar uma TV, doe a antiga, vai comprar uma camisa nova, doe uma antiga.


Minimalismo - Essa talvez seja a melhor dica. Deixe de querer coisas. Infelizmente vivemos numa sociedade muito voltada ao consumo exagerado, e por isso, tendemos a sempre querer algo e na boa? Isso é um ciclo infinito. É importante ter uma noção de saciedade, se sempre quero algo, nunca vou me dar por satisfeito.


Como dito acima, o consumismo em si não é o problema maior, mas sim a falta de fundo para o consumo. Se não temos autocontrole e se não conseguimos estabelecer limites pessoais, criamos um ciclo vicioso que em algum momento se tornará um hábito, que em consequência poderá gerar problemas financeiros. Por isso, se for comprar nessa Black Friday, compre com consciência!

10 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page