top of page
Buscar

Estratégia dos Potes


Posso dizer que essa é uma estratégia bem lúdica e interessante, apesar de se assemelhar aos conceitos apresentados em apps de gestão financeira ou até mesmo em minha planilha de controle financeiro. A ideia é você dividir sua vida financeira em 6 potes de diferentes tamanhos, sendo eles:


Pote 1 - Necessidades básicas: Neste pote, que é o maior, seria reservado o dinheiro das contas essenciais, ou seja, aluguel, compras, energia e etc. Toda vez que um boleto de algum desses gastos chega, o dinheiro sai daqui. Pela lógica, ele deve representar 55% dos gastos.


Pote 2 - Lazer: É isso mesmo, lazer é importantíssimo, e deve ser considerado em qualquer orçamento. Por isso, sempre que for comprar aquele game que gosta tanto, dar uma saída no restaurante preferido ou até mesmo o Netflix de cada dia, esse pote que deve ser pego. Aqui vão 10% do seu orçamento.


Pote 3 - Investimentos de longo prazo: É aqui que você monta sua carteira previdenciária, pensar no futuro é tão importante quanto pensar no agora, fora que, pensar em depender da previdência público não da né? Ah, se você ainda não tem reservas, é por aqui que você inicia elas. Nesse pote, você separa 10% do dinheiro.


Pote 4 - Educação: Já falei aqui e repito, educação é investimento e não pode ser deixada de lado no orçamento, por isso, põe 10% do dinheiro nesse pote pra arcar com aqueles cursos que tanto precisa, livros ou novas especializações.


Pote 5 - Reserva de sonhos: Se você é como eu e sonha dar umas voltas pelo mundo, ou talvez queira ter aquele lugarzinho para chamar de seu, não pode largar mão de separar um pote para eles, até porque, alguns sonhos tem custo. Por isso, separe também 10%.


Pote 6 - Caridade e presentes: Vamos lá, de vez em quando surge alguma instituição que te atinge no coração com aquele pedido de ajuda não é mesmo? Ou até mesmo desastres como os que ocorreram esse ano e que demandam um pouco de solidariedade. Fora as festividades claro, muitos aniversários e dias especiais que demandam a famosa lembrancinha. Se você veio fazendo as contas até aqui, já sabe que pra esse pote vão 5%.


Mas lembre-se, os potes são ilustrativos, são uma forma lúdica e de fácil visualização para que você possa compreender a formatação de um orçamento saudável e equilibrado, que mantém as contas em dia, assim como os sonhos. Claro que nem sempre da pra ser fiel ao que foi demonstrado, mas tentar chegar perto disso já é um grande passo, principalmente porque o maior segredo das finanças pessoais está no que e aonde são gastos o seu dinheiro.

5 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page