top of page
Buscar
Foto do escritorDavi Mathielo

Regra dos 80, você sabe o que é?


Quando começamos uma nova atividade, é normal que surjam muitas dúvidas, e quando o assunto é investimentos, a situação não é diferente. Nesse contexto, muitas dúvidas surgem na forma de se investir, se vale a pena investir somente em renda fixa ou variável e como realizar a separação dos investimentos.


Para algumas dessas dúvidas, existe uma estratégia de investimentos que pode te auxiliar a formar e ajustar a sua carteira de investimentos ao longo da vida, até porque, para cada fase e estágio de vida, há uma necessidade diferente. Esta estratégia é conhecida como a regra dos 80, ou dos 80/20.


Essa regra permite que você, através de um simples cálculo, compreenda qual a melhor forma de dividir o seu dinheiro entre as opções de Renda Fixa e Variável, conforme o que é indicado para quem quer investir com um pouco mais de segurança. Mas antes de explicar o que é a regra propriamente dita, você precisa entender o que é a Renda Fixa e Variável.


Renda Fixa

Os investimentos de Renda Fixa são conhecidos por promoverem aos seus investidores maior visibilidade dos retornos futuros, já que são vinculados à títulos de investimentos vinculados à instituições financeiras, empresas e até mesmo ao Brasil.


Apesar do nome, a depender do tipo de rendimento aplicado ao título, seu rendimento pode variar ou não ao longo do tempo, ou seja, a renda fixa não é tão fixa assim. Alguns exemplos desse tipo de investimento são:

  • CDB;

  • LCI/LCA;

  • Debêntures; e

  • Tesouro Direto.

Renda Variável

Já os investimentos de Renda Variável são conhecidos pelo oposto, já que não apresentam previsibilidade quanto aos retornos futuros. Apesar dessa falta de previsibilidade, no longo prazo, tendem a ser a melhor opção de investimento. Um exemplo do porquê disso está no fato desses investimentos estarem ligados ao desempenho de empresas. São ligados à Renda Variável:

  • Ações;

  • Fundos Imobiliários;

  • Fundos de ações; e

  • Opções.

Regra dos 80!

Agora que você já sabe o que são cada um, você pode compreender melhor o que é essa regra. Em primeiro lugar, a regra dos 80, nada mais é do que uma regra para diversificar a sua carteira de investimentos, garantindo um boa estratégia de manutenção do seu patrimônio atrelada ao crescimento do mesmo no longo prazo.


Para utilizá-la, o investidor deve subtrair sua idade atual de 80. O resultado obtido será o percentual que você utilizará para aplicar o seu dinheiro na renda variável, e o restante na renda fixa. Para exemplificar, se eu que tenho 28 anos for aplicar a regra, terei o seguinte resultado:


80 - 28 = 52% de aplicação em renda variável e 48% de aplicação em renda fixa.


Mas por que 80?

A ideia do número 80 nada mais é do que uma referência à expectativa de vida. Por isso que, quanto mais novo for, maior será o fator de aplicação em renda variável, já que, sendo mais novo, você tem maior disposição a se expor a riscos, além do tempo ao seu favor para se recuperar em possível erros, ou para potencializar os seus ganhos.


Outro ponto a ser considerado quanto a questão do jovem se expor mais está no fato de que os jovens geralmente tem menos recursos, já que estão iniciando sua vida financeira ainda, e por isso, tendem a ter prejuízos menores, algo que inclusive é comum para quem começa. Agora, se você vai começar a investir e de cara já coloca uma grande quantidade de dinheiro em investimentos de risco, há uma grande probabilidade de as coisas darem errado, simplesmente porque você ainda não tem a experiência necessária para tomar determinadas decisões.


Mas perceba que, essa é uma de tantas estratégias de investimento e que, apesar do nome, não é uma regra única a ser seguida, sendo uma boa opção a ser considerada. Em minha visão, uma das coisas mais importantes que podemos observar a partir dessa regra, é a importância de se começar a investir mais cedo, ganhando assim as possibilidade de ter retornos mais consistentes atrelados à experiências próprias.

17 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page