top of page
Buscar
Foto do escritorDavi Mathielo

Sua vida financeira está encalhada?


Navio Ever Given encalhado no Canal de Suez. Cargueiro encalhado.
Satellite image (c) 2020 Maxar Technologies./Getty Images

Na última semana um navio encalhado chamou a atenção nos noticiários, gerando diversos memes e a reflexões da importância do Canal de Suez. Para você que não acompanhou o desenrolar da situação, o navio Ever Given encalhou no canal no dia 23 de março após passar por uma tempestade de areia com ventos fortes. Passados 6 dias, o navio foi desencalhado, mas os impactos financeiros causados pelo acidente ainda serão sentidos por muitos. De acordo com a BBC, estimam-se perdas financeiras, diretas ou indiretas, na casa dos R$300 bilhões, além é claro da fila de cerca de 400 navios que aguardavam a liberação desse que é um dos mais importantes canais do mundo.


Apesar deste ser um evento global, você pode tirar lições valiosas para a sua vida financeira, garantindo que ela não fique encalhada e não atrapalhe a passagem dos seus sonhos e realizações pelo grande canal da vida. Vamos lá?


1) Se tem um problema, resolva o quanto antes!

Uma das coisas mais impressionantes do evento do Canal de Suez foi a agilidade com que as equipes de manutenção se mobilizaram, assim como na movimentação de recursos disponíveis para isso. Logicamente que, assim como demonstrados acima, havia muito prejuízo em jogo e quanto mais rápido fosse resolvido, melhor.


Mas na sua vida pessoal não seria o mesmo? Imagine você com um cartão de crédito estourado, já vencido e você com alguma reserva de investimentos. O mais lógico, para evitar as altas taxas de juros do cartão seria acionar esta reserva, concorda? O problema é que, com as facilidades para acionar um parcelamento de fatura, ou até mesmo de créditos pré-aprovados, as pessoas tendem a buscar esse caminho, evitando solucionar por completo o problema. Claro que essa análise não leva em conta outros fatores como vantagens entre os juros de um crédito pré-aprovado com relação aos retornos do investimento, fatores de risco e etc, mas sim o fato de que, a não quitação da nova dívida com os valores disponíveis, ou a quitação com valores de crédito só postergam a resolução do problema, se pondo em risco de cair em efeitos de bola de neve financeira.


2) Acúmulos podem ser prejudiciais

Por conta do encalhamento do navio, outros 400 navios ficaram paralisados aguardando a liberação do canal, fora outros tantos que tiveram de acionar o famoso Cabo da Boa Esperança. Todo esse acúmulo, paralisação de operações e uso de caminhos alternativos gerou muito prejuízo.


Trazendo para o contexto pessoal, problemas podem acontecer a todo momento e um problema financeiro pode muito bem gerar acúmulos de sonhos não realizados levando a frustrações e até mesmo à problemas de saúde. Um bom exemplo disso é uma pessoa que estava passando por um planejamento rigoroso para realizar a viagem dos sonhos, mas que no meio do caminho acaba se descontrolando por algum problema, ou até mesmo por antecipar outros sonhos. Esse tipo de situação gera desconfortos e impede o avanço para uma realização que já estava logo ali, além de impedir que outros sonhos e realizações que viriam na sequência ocorram.


3) Tenha um seguro

Toda essa situação no Canal de Suez gerou, e provavelmente ainda vai gerar muitos prejuízos. Relacionando com a nossa vida, muitas situações podem surgir, como doenças ou desemprego, ocasionando a redução de receitas ou aumento nas despesas. Por isso, a dica de ouro da vida é ter meios para assegurar essas situações. Nesse sentido, tenho três alternativas que podem garantir alguma segurança nas diversas situações que possam surgir:

  1. Reserva de Emergência: Essa não pode faltar na sua vida financeira. Por mais batido que possa parecer falar disso, a reserva de emergência te assegura um tempo de fôlego financeiro para períodos de cortes na renda mensal, ou para situações em que grandes desembolsos são necessários, como uma cirurgia não coberta pelo plano.

  2. Seguro: Apesar de não tão usual na nossa realidade, ter um seguro te garante algum conforto no que tange aquilo que o mesmo cobre. Geralmente tendemos a pensar em seguro para automóveis apenas, porém, seguros de vida, residencial e até mesmo bolsa protegida podem garantir mais momentos de paz a um custo atrativo, inclusive.

  3. Plano de Saúde: Como citado acima, problemas de saúde podem acontecer com qualquer pessoa e ter de depender exclusivamente do sistema público ou de suas reservas financeiras pode ser um tiro no... bom, um tiro na cabeça. Nunca se sabe quanto tempo uma fila de atendimento pode demorar, ou quanto pode custar um procedimento no particular.

Em resumo, problemas podem e vão surgir em nossa vida, isso é uma certeza. A grande incerteza está no tamanho deles e no quão preparados nós podemos estar para enfrentá-los. Por isso ter uma mentalidade voltada para a rápida resolução desses problemas e que busque se antecipar de todas formas possível é algo primordial para garantir um pouco mais de paz.

 

6 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page